top of page
Buscar
Foto do escritoraxis

Três vezes Índia!


Foto de capa - Entrevista Índia

Marcia Dias realizou seu sonho de infância e visitou a Índia em três oportunidades entre o final da década de 1980 e começo da década de 1990. Ela, que trabalhava em uma companhia aérea internacional na época, contou a sua experiência ao longo das três visitas ao país localizado no sul da Ásia. Veja agora!


1) O que levou você a escolher esse destino?

Eu sempre tive curiosidade com a Índia. Me interessei pela cultura, pelas religiões, pelas línguas diferentes, além do Yoga, Ayurveda e danças. Falando apenas de danças clássicas, existem sete na índia; Não parece tudo exagerado? Além disto, é muito colorido!


2) Quais pontos turísticos você conheceu?

Na primeira viagem, em 1988, fui a Nova Delhi e de lá para Srinagar, na Caxemira. Tudo por ônibus! Depois fui a Leh, a capital do Ladakh, no Himalaia. Viagem fascinante. No retorno fui a Agra ver o Taj Mahal.

Da segunda vez fui ao Rajastão, no oeste, e fiz um passeio de quatro dias de camelo no deserto do Thar, próximo à fronteira do Paquistão. Vi várias cidades neste estado que é desértico. A mais linda foi Jaisalmer.

Já na terceira vez eu voltei a Pushkar, no Rajastão onde fiz aulas de dança. Experiência maravilhosa!


City Palace , Jaipur, em 1992 (Foto: Acervo pessoal/Marcia Dantas)
City Palace , Jaipur, em 1992 (Foto: Acervo pessoal/Marcia Dantas)

3) Quais aspectos culturais, como gastronomia, hábitos e eventos, você teve a oportunidade de conhecer e experimentar?

Entre as três vezes, na última viagem, tive aulas com uma jovem moça cigana de dança Kalbelia. Ela me convidou para assistir sua família dançando no pátio de um hotel, com fogueira e tudo. Ela me puxou e me colocou para dançar com eles. Foi fascinante!


4) O que mais chamou sua atenção ao longo do período no local?

Tem muita gente na Índia, mas a população é estranhamente bem distribuída pelo interior. Óbvio que as cidades grandes são imensas, mas ainda assim me senti mais segura que no Brasil, mesmo viajando sozinha e com uma mochila leve.


5) É um lugar acolhedor?

Sim. Certa vez estive em um vilarejo e não encontrei quem falasse inglês para me ajudar. Uma pessoa me pegou pelo braço e me levou até alguém que pudesse me ajudar. São muito gentis e calmos.


Marcia e seu guia no deserto de Thar (Foto: Acervo pessoal/Marcia Dantas)
Marcia e seu guia no deserto de Thar (Foto: Acervo pessoal/Marcia Dantas)

6) Qual foi a sua melhor experiência no local?

Apesar da pobreza (que não é pouca), sempre fui tratada com respeito por todos nas três vezes na Índia. Eles são muito dignos.


7) O que uma pessoa que está indo pela primeira vez não pode deixar de conhecer/fazer?

O Taj Mahal é indispensável mesmo. Há muitos monumentos e museus, pois o país possui uma história longa e riquíssima. Receber uma massagem Ayurvédica com óleos também é uma viagem dentro da viagem. Imperdível!


8) Se alguém pergunta se vale a pena viajar para a Índia, o que você responderia?

Eu diria que você vai descobrir um mundo completamente diferente do nosso, mas que ainda assim, tem pontos de intersecção.


83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page