top of page
Buscar
Foto do escritoraxis

Jordânia: a terra santa é um oásis rico em histórias e cultura em meio aos tons vermelhos do deserto


A Jordânia ocupa um grande recorte da Península Arábica. Imprensada entre as nações mais tumultuadas do belos e conturbados países Israel, Iraque e Síria, há muito a região é considerada um dos raros enclaves estáveis ​​da região e se encontra repleta de alucinantes locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, contando locais culturais totêmicos - desde as as antigas ruínas Nabateanas esculpidas de Petra ao próprio local em que se acredita que Jesus Cristo fora batizado. Confira!


Acrescente uma história profunda e que remonta a milhares de anos até os primeiros seres humanos , contando com as descobertas arqueológicas que sugeriram que até o homem de Neanderthal vagou por aqui, e veja como a Jordânia também começa a revelar suas cidades romanas em ruínas, seu requintado encanto otomano, tesouros persas e relíquias egípcias de dinastias que marcaram a passagem da cultura e da história pelo tempo.


No entanto, a Jordânia não tem a ver com o passado, e você só precisa olhar para as animadas ruas de Aqaba, no Mar Vermelho, para mergulhar em um destino que é visitado pela classe mundial, ou, se preferir algo com mais cor, pode se jogar nas áreas centrais de Amã - a capital - para uma vida noturna agitada e com arte moderna, fazendo deste um passeio promissor para vários públicos.


Petra - A peça indiscutível e de resistência da Jordânia, Petra, é um lugar totalmente diferente de qualquer outro lugar do país. Situando-se entre as escarpas do deserto em tons de vermelho no coração do sul do país, acredita-se que o local foi primeiramente habitado no século IV a.C. Foi a capital ancestral da próspera civilização nabateu da Arábia Saudita, que conseguiu erguer os tesouros e os templos cortados na rocha até um dos postos comerciais mais importantes da região. Hoje, todo o encantador local é conhecido por seus papéis como pano de fundo em blockbusters de Hollywood, como Indiana Jones, ficando escondido entre uma série de passagens sinuosas (túneis criados pela erosão do tempo) que são um verdadeiro deleite para se contemplar e explorar. Em suma: Petra não é para ser desperdiçada da sua rota de viagens!

Amã - Amã é um ótimo lugar para sentir o pulso pulsante da Arábia e ter uma noção das profundas histórias e vertentes culturais que constituem a Jordânia como um todo. Uma boa opção é dirigir-se ao labirinto de ruas que serpenteiam a região, passando pelo agitado centro da capital para ver o mosaico de feiras frenéticas e os minaretes de mesquitas que compõem a famosa área de Balad. Ou, se preferir um clima à parte da agitação, mas ainda assim rico em detalhes visuais, vá até Abdali, onde avenidas arborizadas dão lugar a cafés chiques e boutiques de rua. Há um punhado de atrações imperdíveis e marcos para adicionar ao seu roteiro, também: o colossal Teatro Romano; os restos ocasionais de fortificações amonitas; a mescla de mesquitas e igrejas e paliçadas que compõem a cidadela de Jabal al-Qal'a.


Wadi Rum - Sob o sol da Arábia, com uma aparência de ter sido queimada pelo sol e exibindo brilhantes tons de laranja e vermelho, os incríveis trechos do Wadi Rum, no sul da Jordânia, são certamente uma das maravilhas naturais mais impressionantes da região. Esculpido a partir das escarpas rochosas de calcário que sobem e descem de forma drástica nas margens orientais de Aqaba, o famoso vale é como se fosse o quintal do sertão jordaniano. Enormes montanhas com nervuras em si desenhadas surgem no horizonte; petroglifos míticos de antigos povos nabateus se escondem nos cantos da área, dotando-a de um supreendente e belo ar de mistério; camelos gemem e os alpinistas balançam tenuamente suas cordas ao redor. Não é de surpreender que este tenha sido escolhido como pano de fundo para filmes.


Mar Morto - O Mar Morto abre caminho pelas terras centrais do Oriente Médio. A mais baixa e mais salgada das massas de água oceânicas do mundo é cercada por montanhas e dunas de areia em tons ocres, que refletem majestosamente sobre a superfície da água enquanto o sol da Arábia marca presença. Hoje, toda essa área jordaniana aparece repleta de praias e hotéis resort, enquanto o sul do mar é tomado por interessantes poças de evaporação mineral, construídas para a colheita de carnalita e potássio. Sobre o mergulho nestas águas, não será possível: certamente muitas pessoas buscam este destino para descansar na superfície da água, onde a alta densidade salina mantém os viajantes flutuando.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page