Monte Fuji - Sem dúvida, o marco mais conhecido do Japão é o majestoso Monte Fuji (Fuji-san), sendo também o pico mais alto do país, com 3.776 metros de altitude. Em sua parte ao sul e leste, a altitude é suficiente para que ele seja visto de Tóquio, a quilômetros de distância. O Monte Fuji foi durante séculos celebrado em arte e literatura e agora é considerado um ícone tão importante que a UNESCO reconheceu seu significado cultural em 2013. Parte do Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu, o Monte Fuji é escalado por mais de um milhão de pessoas a cada verão japonês como um ato de peregrinação, que culmina no momento de ver o nascer do sol de seu cume. Enquanto alguns ainda escolhem começar a subir a partir da base, a maioria dos alpinistas começa agora a partir da metade do monte, na 5ª Estação, resultando em uma subida mais fácil e com duração de cerca de seis horas. É claro que, para muitos, basta ver a montanha à distância, ou no conforto de um trem em movimento, o que pode ser o bastante para dizer que você esteve próximo a esse presente da natureza.
Tokyo - O ponto de referência mais famoso de Tóquio, o Palácio Imperial, com seus belos parques do século XVII cercados por muralhas e fossos, é imperdível ao visitar a capital do país. Não se deixe pelo fato de que a maior parte do palácio está fechado ao público (detalhe: ele ainda é usado pela família Imperial), já que ainda há o suficiente para ver simplesmente passeando pelos seus jardins. Além das muitas belas vistas do palácio a partir de inúmeros pontos no parque circundante - incluindo a famosa Ponte Nijubashi, ou "ponte dupla", assim chamada devido à sua reflexão na água - os visitantes podem entrar no Jardim Higashi-Gyoen Oriental e em outras áreas que são abertas ao público como parte de uma excursão organizada. Outro ponto obrigatório para os turistas que visitam Tóquio é o famoso distrito comercial de Ginza, que abriga o Teatro Kabuki-za com suas apresentações em Kabuki, bem como o Teatro Shimbashi Enbujo, com suas tradicionais danças Azuma-odori e performances Bunraku.
Cerejeiras em Tokyo - A capital é um bom ponto de partida para vistar as famosas cerejeiras que preenchem as paisagens japonesas. Tokyo pode ser famosa por ser uma ilha de concreto cheia de arranha-céus, mas também se destaca em maximizar seus pontos de natureza, principalmente nas flores. Existem inúmeros locais favoráveis ao piquenique - em parques e ao longo dos rios - que foram plantados com cachos cuidadosamente coreografados de cerejeiras nos últimos séculos, para surtir um efeito dramático nas paisagens. Os destaques para avistar as cerejeiras na capital ainda incluem o Parque Ueno, um dos espaços públicos mais antigos e famosos do Japão (que também abriga uma série de museus, santuários e lagoas), que atrai multidões épicas para admirar suas mais de mil cerejeiras em flor. Uma alternativa mais tranquila é o Shinjuku Gyoen, um parque surpreendentemente sereno e bem cuidado, a poucos passos do neon de Shinjuku, com 1.500 cerejeiras e extensões de relvado.
Outro local de culto a essas belas flores é Nakameguro, um bairro criativo ao sul de Shibuya, com um canal repleto de cerejeiras: perfeito para um passeio noturno, pois as árvores são iluminadas por lanternas depois de escurecer, enquanto as ruas do canal se movimentam com barracas de comida e bebida.
Enquanto isso, o atmosférico bairro oriental Yanaka - todas as ruas estreitas e antigas casas de madeira com pequenos restaurantes e artesãos de gerações mais jovens se instalando - vale a pena uma visita por conta de seu cemitério cheio de cerejeiras.
Kyoto - Uma das cidades mais visitadas do Japão, a adorável Kyoto - uma das poucas cidades do país a ser poupada da devastação da Segunda Guerra Mundial - atrai mais de 10 milhões de visitantes anualmente para explorar suas belas ruas e arquitetura, muitas das quais inalteradas desde a chegada da família imperial, que residiu lá há mais de mil anos. Mesmo assim, a cidade era o centro cultural mais importante do Japão, um legado que continua presente com seus muitos museus e galerias de arte, cada um repleto de importantes esculturas, pinturas e outras formas de arte. Os destaques da arquitetura de influência budista de Kyoto incluem seus muitos templos bem preservados, 30 dos quais ainda estão em uso, e estruturas importantes como o Pavilhão Dourado do século XIV (Kinkaku-ji), famoso por seu exterior revestido de folhas de ouro. Outra parada obrigatória é o Castelo Nijo, uma fortaleza do século XVII que manteve suas paredes, torres e fosso originais, seus belos e ornamentais portões e seu palácio, com decoração interior requintada. Também vale a pena visitar o original Palácio Imperial de Quioto (Kyoto-gosho), construído em 794 dC, sendo também um dos locais históricos mais visitados da cidade. Finalmente, nenhuma visita a Kyoto é completa sem gastar muito tempo explorando o Arashiyama Bamboo Grove, uma linda área de bambus altos a poucos minutos a pé do centro da cidade.
Nara - Durante séculos, o centro da cultura japonesa, a encantadora cidade intocada de Nara é o lar de um grande número de edifícios históricos, juntamente com importantes tesouros nacionais e obras de arte. Além de suas muitas ruas históricas, a cidade possui vários importantes templos antigos, incluindo o magnífico templo Kofuku-ji do século VII, talvez o mais conhecido dos Sete Grandes Templos de Nara, e o esplêndido templo Todai-ji do século VIII, famoso por sua enorme estátua de bronze do Grande Buda (Daibutsu), fundido aqui em 749 dC. Também interessantes, em Todai-ji estão seu Grande Portão Sul (Nandaimon) , uma estrutura de dois andares sustentada em 18 colunas com duas estátuas Nio de oito metros de altura e guardando a entrada do templo, e o Salão do Grande Buda, o maior edifício de madeira do mundo.
Trem Bala (Bullet Train) - Mais rápido que uma bala de alta velocidade e graças ao seu sistema ferroviário público moderno e eficiente, o Japão é um país fácil de se locomover. A Japan Railways é responsável por mais de 21.000 quilômetros de linhas ferroviárias, conectando todos os pontos do país a cidades maiores como Tóquio. O melhor deles é o Shinkansen Bullet Train, capaz de viajar 320 quilômetros por hora, fazendo uma viagem como Tóquio a Fukuoka - a cerca de 1.170 km de distância - factível em pouco mais de seis horas. Certifique-se de pegar o seu Japan Rail Pass ou reserve seus passeios ferroviários antes da partida para garantir a economia ao viajar.
Comments