top of page
Buscar
Foto do escritoraxis

Equador: Ilhas ricas em beleza e vida naturais e o maior centro histórico da América do Sul


Apesar do seu pequeno tamanho, o Equador conta com uma variedade de culturas indígenas, arquitetura colonial, paisagens cênicas e florestas densas, sendo uma das nações mais fascinantes da América do Sul. Rodeado pela Colômbia, pelo Peru e pelo Oceano Pacífico, e não maior que a maioria dos estados dos EUA, esse belo país atrai escaladores, caminhantes, aventureiros e amantes da natureza para suas florestas exuberantes e ecologicamente importantes; observadores da vida selvagem para suas famosas Ilhas Galápagos; e buscadores do sol para suas praias tropicais intocadas. Outrora uma parte tanto do Inca como do Império Espanhol, o Equador ainda exibe muitas influências de ambos os grupos, principalmente na rica cultura de seu povo e na esplêndida arquitetura colonial da capital Quito, grande parte da qual foi declarada. um Patrimônio Mundial da UNESCO.


Ilhas Galápagos - Desde a sua "descoberta" no século 16, as Ilhas Galápagos têm intrigado e inspirado visitantes de todo o mundo. Nomeado para as tartarugas gigantes nas ilhas, este Patrimônio Mundial da UNESCO é o lar de um ecossistema único que evoluiu em grande parte sem influências externas (continente Equador fica a cerca de 1.000 km a leste) e oferece uma oportunidade excepcional para observação da vida selvagem. As Ilhas Galápagos continuam sendo uma das regiões vulcânicas mais ativas do mundo, e a formação das ilhas ainda está em andamento. A maioria das 13 grandes ilhas, seis ilhas menores e 42 ilhotas que compõem as Galápagos foram declaradas como parte do Parque Nacional de Galápagos na década de 1950, e visitar esse frágil ecossistema só pode ser realizado como parte de uma visita guiada aos locais de visitantes designados (há, no entanto, uma ou duas áreas que os visitantes podem ir sem um guia, incluindo algumas áreas populares com mergulhadores). A principal atração aqui são suas muitas espécies de aves, das quais 28 são únicas para as ilhas, incluindo o pingüim de Galápagos, o cormorão e o albatroz-de-asa, e as 13 espécies dos famosos tentilhões de Darwin. Não deixe de fazer uma visita aos bastidores da Estação de Pesquisa Charles Darwin, em Puerto Ayora, na Ilha de Santa Cruz (passeios desta importante instalação de pesquisa podem ser feitos antes da sua chegada).


Quito - No alto dos Andes, Quito, a capital do Equador, é repleta de arquitetura colonial e é o maior centro histórico da América do Sul. Preservada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com muitas igrejas antigas, belas praças públicas e museus de classe mundial, a cidade é há muito tempo favorita entre os artesãos e é um ótimo lugar para comprar artesanato local, desde cerâmica e esculturas de madeira até roupas coloridas. A atração mais famosa do centro histórico de Quito é a Igreja de São Francisco, na Plaza San Francisco. Remontando à primeira metade dos anos 1500, as torres gêmeas brancas da igreja flanqueiam cada lado da entrada desse enorme complexo. É notável pelo seu esplêndido interior barroco e pelo Museu Convent de San Francisco, com suas pinturas religiosas, esculturas, esculturas, porcelana, tecidos e móveis artesanais. Outras belas igrejas a visitar incluem a Igreja da Companhia de Jesus, construída no início do século XVII e tombada pela UNESCO como um dos 100 edifícios mais importantes do mundo, e a Basílica del Voto Nacional, construída em 1560. Não deixe de visitar a Plaza Grande, uma bela praça cercada pela catedral, o Palácio Presidencial, o Palácio do Arcebispo e o Palácio Municipal, além da Calle La Ronda, uma rua movimentada repleta de restaurantes, cafés, galerias de arte e outros locais de entretenimento.


Cuenca - O belo centro da cidade de Cuenca, oficialmente conhecido como “Santa Ana de los cuatro rios de Cuenca”, fica no sul do Equador e é uma cidade agradável para explorar a pé. Designada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a cidade transborda com esplêndidas influências coloniais e tesouros arquitetônicos que abrangem 400 anos e abrangem elementos espanhóis e indianos. O centro histórico da cidade também é onde estão muitas das principais atrações de Cuenca, sendo uma das mais importantes a antiga Catedral de Cuenca (Iglesia del Sagrario), construída em 1567 a partir de pedras retiradas de edifícios incas nas proximidades. Os destaques incluem o órgão antigo de 1739, o relógio da torre de 1751 e o Museu de Arte Religiosa. Também merece uma visita a imponente Catedral Nova de Cuenca, construída na década de 1960 e difícil de perder por suas três belas cúpulas de azulejos azuis. A Igreja de San Sebastian, com sua mistura de elementos góticos e neoclássicos, também vale a pena visitar. Ao passear pelas agradáveis ​​ruas estreitas de Cuenca, passe algum tempo a explorar as muitas praças e parques, incluindo o Parque Calderon, no coração da cidade velha; Plaza San Blas Square, dominada pela Igreja de San Blas; e Plaza de San Francisco com seus comerciantes que vendem têxteis e outros bens.


Parques Nacionais Cotopaxi e Cajas - Dois dos parques nacionais mais populares do Equador, Cotopaxi e Cajas, estão a uma curta distância de carro das cidades de Cuenca e Quito e fazem passeios maravilhosos. Dos dois, o Parque Nacional Cotopaxi (Parque Nacional Cotopaxi), a apenas 50 quilômetros ao sul de Quito, é talvez o mais conhecido graças ao enorme (e ainda ativo) vulcão Cotopaxi que domina a região, além dos menores vulcões Rumiñawi e Sincholagua. A cerca de 30 quilômetros de Cuenca, nas impressionantes terras altas do Equador, o Parque Nacional Cajas oferece uma experiência diferente devido às suas inúmeras montanhas e vales, tornando-o um lugar perfeito para caminhar e andar de bicicleta. Também é uma delícia para os entusiastas de esportes aquáticos, particularmente canoístas e canoístas, graças às suas mais de 270 lagoas e lagos alimentados por geleiras. Finalmente, o Parque Nacional Podocarpus, muitas vezes referido como o "Jardim Botânico da América", oferece uma gama diversificada de flora e fauna. Na parte sudeste do país, suas florestas úmidas de montanha abrigam mais de 4.000 espécies de plantas e árvores (algumas com até 40 metros de altura), incluindo a famosa cinchona, a árvore nacional do Equador.


Baños - Graças à sua linda paisagem e inúmeras fontes termais, a pequena cidade de Baños de Agua Santa é um destino turístico popular no centro do Equador. No extremo oeste da bacia amazônica, Baños está aninhado entre florestas densas e oferece inúmeras oportunidades de lazer, incluindo caminhadas e mountain bike. Mas o grande atrativo são suas fontes termais ricas em minerais e muitas cachoeiras, algumas delas acessíveis a partir da cidade por meio de uma série de trilhas divertidas incorporando pontes de corda com incríveis vistas das cataratas e suas piscinas profundas. Esportes de aventura como rafting e caiaque também são populares aqui. Prazeres mais calmos incluem visitar marcos como a Igreja Virgen de Agua Santa com sua famosa estátua de Maria (dizem que ela apareceu em uma das cachoeiras da cidade) e fazer compras de produtos locais, como papagaios de balsa esculpidos enquanto aprecia a famosa "melcocha" da cidade. "um tipo de doce feito com açúcar de cana.


Trechos superiores da Amazônia, em Tena - Outro excelente lugar para experimentar parte da vasta bacia amazônica é a cidade de Tena, capital da província de Napo. Famosa como capital canela do Equador, a Tena foi fundada por missionários não muito tempo depois da chegada dos espanhóis à América do Sul e é um destino cada vez mais popular para os viajantes, devido às suas muitas oportunidades de aventura. Destaques aqui são excursões na selva na Amazônia, junto com divertidas viagens fluviais, incluindo rafting, canoagem e caiaque ao longo dos rios Tena, Misahualli e Napo, o último dos quais desemboca diretamente na Amazônia. Para aqueles que apreciam a ação do rio um pouco mais suave, Tena também possui uma soberba ponte pedonal e torre acima do rio Tena, oferecendo excelentes vistas da cidade.


Reserva de vida selvagem de Cuyabeno - A Cuyabeno Wildlife Reserve, criada em 1979, atrairá viajantes que desejam combinar a beleza cênica do cenário tropical com a observação da vida selvagem. A reserva abriga mais de 500 espécies de pássaros e 15 espécies de macacos, bem como antas, jacarés, borboletas e sucuris, além de muitos outros animais e insetos. Localizado no sopé dos Andes da Província de Orellana, é o segundo maior dos parques e reservas nacionais do Equador. Seus oito ecossistemas, que incluem bacias hidrográficas, florestas tropicais e áreas mal drenadas, podem ser alcançados a partir do Lago Agrio.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page