Só de pensar na Escócia, o imaginário coletivo pode evocar imagens de gaitas de foles, vestimentas como saias xadrez, monstros como do do Lago Ness, a presença de castelos que compõem as paisagens e, é claro, a presença das Terras Altas também compõem um pouco da visão privilegiada dos turistas que visitam o país.
É possível explorar as terras escocesas de barco, a pé por trilhas, por meios de viagens de trem ou carro e, acredite, qualquer uma das escolhas te levará a experiências incríveis. A história, o misticismo e a ancestralidade de reis e rainhas marcam essa nação.
Para quem busca pela conexão com a natureza, há as praias isoladas, as montanhas de aparência selvagem, lagos e vales profundos e afins. Já para os amantes da vida urbana, será possível encontrar muita vibração ao conhecer as cidades históricas e as ilhas remotas. Confira um compilado de roteiros que selecionamos abaixo a partir desse destino!
Fort William e Ben Nevis - O melhor lugar para explorar Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha, é da pitoresca cidade de Fort William. Situada no extremo sudeste do Canal Caledoniano, esta cidade costeira pode ter suas raízes no forte original construído aqui no século XVII. Há muito tempo a história do forte pode ser explorada no West Highland Museum, juntamente com coleções consideráveis de pinturas, figurinos das Highlands e armas. Uma coisa a se fazer é subir a bordo do trem a vapor jacobino. Tornado famoso pela franquia de filmes Harry Potter, o trem segue a West Highland Line sobre o espetacular Viaduto Glenfinnan.
Depois, há Ben Nevis. Fácil de discernir de Fort William em um dia claro, possui uma visão impressionante e que atrai muitos praticantes de caminhada, tanto amadores quanto os de nível hardcore. Apesar de sua elevação, a subida pode ser alcançada em cerca de 2,5 horas. E vale a pena pelas vistas espetaculares, que se estendem até 150 milhas através das Terras Altas da Escócia e até a Irlanda.
Golfe em St. Andrews - Os Escoceses reivindicam muitas invenções, incluindo bicicletas, selos postais, telefones e máquinas a vapor. Mas talvez sua invenção mais duradoura seja o jogo de golfe.
Um dos sonhos da vida de golfistas dedicados a jogar o muito reverenciado Royal e Ancient Golf Club, localizado na histórica St. Andrews e a apenas 20 km ao sudeste de Dundee. Fundada em 1750 e internacionalmente como órgão dirigente de golfe, St. Andrews hospeda regularmente o famoso British Open em um de seus vários campos de 18 buracos, ou o mais famoso deles é o Old Course par-72, que corre ao longo da costa acidentada .
Embora os horários das partidas sejam geralmente reservados com seis meses de antecedência, alguns são mantidos disponíveis na loteria com dois dias de antecedência para aqueles que não têm reservas. Vale a pena visitar o Majestoso Clubhouse antigo e o British Golf Museum, que documenta a história da "casa de golfe" desde a Idade Média até os dias atuais.
Cruzeiro Lago Ness e Canal Caledonian - Pense em Lago Ness e você provavelmente imaginará o monstro mítico que, segundo a lenda, tornou este lago de 34 quilômetros de casa por incontáveis séculos. O maior corpo de água em Great Glen, na Escócia, Loch Ness faz parte de uma via navegável que liga as costas leste e oeste da Escócia. Ele e outros três lagos são unidos pelo Canal Caledoniano, que você pode cruzar em excursões curtas ou em uma viagem de seis horas de um extremo ao outro, através das eclusas do canal que ajustam os diferentes níveis de água.
O canal e cada um dos lagos são cercados por algumas das mais belas paisagens montanhosas, mas nenhuma parte é mais cênica que o próprio Lago Ness, com as ruínas românticas do Castelo Urquhart na encosta acima da água. O centro de muitos mitos antigos, o castelo do século XII foi vítima de um incêndio cerca de 500 anos depois.
As melhores vistas do castelo são da água, e você pode chegar de barco ou passear em um cruzeiro pelo Loch Ness. Abastecendo a lenda do Nessie com exposições e relatos de avistamentos, a Loch Ness Exhibition no Drumnadrochit Hotel também possui informações interessantes sobre a formação geológica do Lago Ness e a área circundante. O castelo, o canal e o Lago Ness são facilmente acessíveis a partir de Inverness.
Comments