Se você acha que a Romênia é apenas sobre vampiros à espreita em castelos escuros, apenas esperando para atacar turistas inocentes, pense novamente. Os vampiros da Transilvânia estão sempre presentes no imaginário coletivo,, é claro, mas a Romênia é muito mais do que o Conde Drácula de Bram Stoker e seu Palácio Brukenthal. A Romênia tem sua parcela de castelos medievais, mas também possui um cenário alpino bastante agradável, que oferece esqui no inverno e caminhadas no verão. Tem aldeias pitorescas e igrejas pintadas que são incríveis. Tão impressionantes são os milhões de pássaros que podem ser encontrados no Delta do Danúbio, onde o rio deságua no Mar Negro. Uma visão geral das principais atrações turísticas da Romênia:
Bucareste - Bucareste, provavelmente a cidade mais subestimada da Europa, é a cidade dos contrastes. Grandes bulevares verdes em estilo francês percorrem muitas áreas da cidade. Ao lado deles, é provável que haja ruas pequenas e pitorescas espremidas por feios blocos comunistas. Belos bairros verdes, com vilas dos séculos XIX e XX, construídas em estilos diferentes, coexistem ao lado das favelas das minorias pobres. A capital da Romênia é animada, com uma região antiga cheia de restaurantes e bares. Parques como o adorável Cismigiu Gardens podem ser um refúgio maravilhoso durante os dias de verão abrasadores. Bucareste é um local de cultura, com muitos teatros e bares de jazz. É uma cidade cheia de história, intocada e feliz, ainda livre do turismo de massa.
Castelo de Bran - O Castelo de Bran é frequentemente associado a Drácula como sua casa, embora não haja indicação de que o autor Bram Stoker sequer soubesse desse castelo medieval. O castelo, um marco romeno, tem uma qualidade de conto de fadas, saindo de uma encosta florestal perto de Brasov, na Transilvânia. Com raízes que datam do século XIII, hoje este castelo medieval é um museu que exibe arte e móveis colecionados pela rainha Maria. Também abriga um museu ao ar livre com edifícios camponeses romenos de todo o país.
Mosteiro de Sucevita - O Mosteiro de Sucevita é arquitetonicamente único, sem dúvida. De alguma forma, a mistura dos estilos gótico e bizantino, além das igrejas pintadas da Moldávia, se reúne em um edifício espetacular. A frente é cilíndrica, coberta com um teto cônico, enquanto a traseira é retangular e coberta com uma pequena torre. No interior, você encontrará murais pintados do início de 1600 e capas de túmulos bordados com fios de prata. O mosteiro, localizado no nordeste da Romênia, é considerado uma das mais importantes igrejas pintadas da Moldávia.
Palácio do Parlamento - O Palácio do Parlamento é uma das principais atrações turísticas de Bucareste. É o segundo maior edifício administrativo do mundo (depois do Pentágono), um colosso arquitetônico que também reivindica o título de edifício mais pesado do mundo. Com mais de 3.000 quartos de 330.000 metros quadrados e construído com mármore e aço, foi originalmente chamada de Casa do Povo por seu visionário, o ex-ditador Nicolae Ceausescu, que a usou como residência de sua família e sede de seu governo. Para completá-lo, ele arrasou locais de culto, oficinas, fábricas, parques, parte da Cidade Velha e bairros inteiros. Mais de 20.000 trabalhadores e 700 arquitetos trabalharam no opulento palácio de estilo neoclássico por um período de 13 anos, enquanto os romenos enfrentaram a pobreza. Ainda inacabada, uma pequena parte abriga a sede parlamentar da Romênia e o Museu Nacional de Arte Contemporânea. As excursões programadas aproximam os visitantes de sua vastidão, o kitsch e o luxo escandaloso que Ceausescu continuaria a experimentar se ele não fosse derrubado em um golpe de estado.
Comments