Marisa Vianna possui um carinho especial por Londres. Diretora geral e fundadora da Xmart, uma das empresas pioneiras em representação no Brasil desde 1999, ela visitou a capital inglesa mais recentemente em maio deste ano, somando mais uma experiência marcante no local. Confira agora o relato da Marisa e sua relação com a cidade!
1. O que te motiva em falar e representar esse destino?
Minha motivação pra falar de Londres é porque foi a primeira capital europeia que conheci quando tinha 17 anos, e a ultima que estive em maio deste ano. Tenho meu coração em Londres.
2. Qual época do ano você indicaria para um viajante de primeira vez?
As estações mais bonitas são, sem dúvida, a primavera (quando o parque e a cidade ficam floridos) e o outono (quando as folhas das árvores adquirem aquele tom dourado). E como a cidade tem muitos parques e é super arborizada, cheia de canteiros de flores, fica ainda mais linda nessas épocas (maio/junho, set/outubro).
3. Quais aspectos culturais, como gastronomia, hábitos e eventos, você teve a oportunidade de conhecer e experimentar?
Como conheço bem a cidade e seus cartões postais, eu me concentrei em descobrir museus menores e visitar as exposições temporárias nos grandes museus. Adoro arte e aprender sobre diferente artistas, sejam os renascentistas, impressionistas ou contemporâneos. Gosto também de fazer caminhadas a pé ou passeios de bicicleta pelos parques, um jeito Slow Travel de ser.
Também adoro os musicais e espetáculos de balé e concertos, sejam clássicos ou modernos. Vimos uma exposição do Piet Mondrian na Tate Gallery, uma exposição de esculturas de Donatello no Victoria & Albert Museum e também dois museus que ainda não conhecia: The Courtauld Gallery e o Design Museum. Fomos ver o musical "Guys and Dolls" e um espetáculo de balé. Além de passeios diários nos diversos parques: Hyde Park, Green Park, Holland Park.
4. Quais pontos você apontaria para encorajar quem ainda não conhece o destino e para quem deseja reviver a experiência?
Em Londres, se você visita a cidade pela primeira vez, eu sugiro pegar o ônibus "hip hop" de dois andares, que tem visita com audioguia e passa pelos principais monumentos e cartões postais da cidade. Sempre faço isso quando visito uma cidade grande pela primeira vez e depois retorno aos pontos que desejo ver e visitar.
5. É um lugar acolhedor?
Londres é uma das maiores capitais europeias, mas tem uns bairros super bucólicos e acolhedores, com uma arquitetura típica que adoro. Destaco aqui a região de South Kensington e Chelsea, áreas residenciais com comercio e cafés típicos londrinos.
6. Qual foi a sua melhor experiência no local?
Adoro caminhar ou andar de bicicleta pra descobrir cantinhos escondidos. Adorei visitar o Holland Park pela primeira vez, onde também fica o Design Museum. E almoçar nas mesas no jardim do restaurante Dinner by Heston Blumenthal, no Mandarin Oriental Hyde Park, que fica de frente pro parque e de onde a gente pode avistar os cavalos da troca da guarda do rei passando diariamente.
7. O que uma pessoa que está indo pela primeira vez não pode deixar de conhecer/fazer?
Isso vai depender da estação do ano, mas como disse anteriormente, o passeio de meio-dia de ônibus de dois andares dá uma boa ideia geral da cidade, pra depois eleger os pontos de maior interesse de cada um.
8. Qual o mínimo de dias você recomendaria para ter todas essas experiências e ainda combinar com outras?
Para conhecer um pouco de Londres, pelos menos 5 a 6 dias. Mas isso depende do ritmo e disponibilidade de cada um. Londres combina bem com escapadas rápidas a Windsor e Oxford, por exemplo. Ou com um final de semana na região de Cotswold. Ou até com visita à Escócia, que ainda não conheço, mas está na minha lista de desejos.
コメント