top of page
Buscar
Foto do escritoraxis

A maior queda d'água do mundo, mais de 20 parques nacionais e muito mais: conheça a Zâmbia!


Apesar dos altos níveis de pobreza e da dependência excessiva dos preços do cobre para manter o fluxo de dinheiro pelos cofres governamentais, a Zâmbia resistiu melhor às agitações da África pós-colonial do que a maioria de seus vizinhos próximos. Este não é um país de golpes e contra-golpes, mas de democracia e investimento de capital. É um lugar onde grandes feitos de engenharia (basta olhar para a represa de Kariba para ver o que queremos dizer) ficam lado a lado com as maravilhas naturais do mundo, a exemplo das Cataratas Vitória.


Cidades como Lusaka agitam o desenvolvimento, enquanto as antigas cidades de Copperbelt ainda produzem minérios de suas colinas empoeiradas. E o tempo todo existe o lado selvagem da Zâmbia. Os antílopes pulam e correm pelos bosques de miombo do sul, enquanto os elefantes esquivam-se de leopardos nas margens do lago Tanganyika, e os freqüentadores de safáris se reúnem aos milhares para vislumbrar tudo. Confira alguns dos principais destinos desse país riquíssimo em belezas do continente africano!


Cataratas Vitória ou Mosi-oa-Tunya - A lendária "fumaça que troveja", Mosi-oa-Tunya, abriga algumas das cenas mais impressionantes e inesquecíveis das Cataratas Vitória. Como a segunda maior catarata única do mundo, é fácil ver por que essa parte do poderoso rio da Zâmbia ganhou uma marca de patrimônio da UNESCO. E quando você adiciona populações de rinocerontes brancos, girafas angolanas, zebras e os elefantes ocasionais que também andam por aqui, fica ainda mais fácil perceber por que tantos visitantes se deslocam para este canto do país todos os anos. Você precisará de boas botas e uma disposição ousada, pronta para atravessar as plataformas estreitas da chamada Knife-Edge Bridge que arqueia as próprias quedas.


Livingstone - A antiga capital da Zâmbia agora possui o nome honorífico do talvez o mais famoso explorador do continente africano que já viveu: David Livingstone. De fato, o local é um memorial apropriado para o ativista escocês expedicionário e antiescravagista, principalmente porque é a porta de entrada para as Cataratas Vitória (diz-se que Livingstone foi o primeiro explorador a pôr os olhos na maravilha). É também um dos lugares mais amados pelos frequentadores de safáris e viajantes de aventura que se dirigem para a África Central, famoso por sua facilidade de acesso ao lendário Parque Nacional do Zambeze (no Zimbábue) e pelas corredeiras de águas brancas do rio Zambeze.



Parque Nacional de Kafue - O parque nacional mais antigo de toda a Zâmbia é um verdadeiro mimo para quem procura uma autêntica experiência de safári africano. Cobrindo mais de 20.000 quilômetros quadrados, continua sendo uma das maiores áreas de caça protegidas do continente, e menino, a biodiversidade fala por si! Você verá antílopes raros nas planícies e a chita indescritível (quase nunca vista nessas partes) perseguindo a floresta ribeirinha. Você terá a chance de encontrar cães selvagens africanos no gramado e vê-los rondando seus territórios na companhia de elefantes (estima-se que haja 4.000 indivíduos aqui) e monitorar lagartos.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page