top of page
Buscar
Foto do escritoraxis

A Jordânia é uma inspiração!


Para os amantes de viagens a Jordânia é um destino mais do que inspirador. Recheado de monumentos que ajudam a contar a história da humanidade, repleto de belezas naturais e chama atenção pela hospitalidade do seu povo. Sabendo disso, hoje vamos conhecer a Gisele Abraão, que tem uma relação muito próxima com o local e é, sem dúvidas, a pessoa ideal nos contar um pouco mais sobre o país.


1) Nome, idade e quantos países conhece?

Gisele Abraão, 44 anos e mais de 60 países visitados.



2) O que te levou a ir para Jordânia?

Eu estava morando nos EUA e comecei a trabalhar em um escritório de turismo da Jordânia na América do Norte. Trabalhei neste escritório por 10 anos e durante esse período pude viajar para o país inúmeras vezes, diria que mais de 50, as viagens eram mensais e por vezes chegava a ir para lá até duas vezes no mesmo mês.


3) O que mais gostou?

Responder o que eu mais gostei na Jordânia é muito difícil porque cada visita foi uma experiência, um momento diferente. Eu tenho um carinho e um amor muito grande pelo país, pois é um lugar absolutamente mágico, absolutamente completo e eu compreendo o fato que as minhas experiências vividas na Jordânia me fizeram uma pessoa melhor.

Eu acredito que o que eu mais goste no país sejam as pessoas, a cultura e o senso de respeito e tolerância é algo que eu nunca vi em nenhum outro lugar do mundo. A Jordânia apesar de ser um país de maioria Muçulmana vemos um grande o respeito entre os povos. É comum vermos muçulmanos comemorando o Natal, cristãos comemorando o Ramadã e todos eles vivendo em harmonia respeitando suas crenças. É muito lindo de se ver que na frente de mesquitas encontramos igrejas e as pessoas se respeitam. São exemplos que na minha opinião todo o Mundo deveria seguir.




Fora isso, também gosto de destacar a culinária e toda a riqueza histórica que o país traz. A cada 30 minutos que você dirige você se depara com lugares e ruínas incríveis que contam a história das civilizações. Resumindo, é um lugar completo que me enriquece a cada visita e que me faz ser uma pessoa melhor.


4) Quais pontos famosos você conheceu?

É difícil listar porque eu já fui para todo m² daquele país, conhecendo todos os pontos famosos e não famosos. É claro que Petra é o principal cartão postal, mas além dele conheci o Mar Morto, Jerash, Aqaba, os corais do Mar Vermelho, os Castelos do Deserto provenientes da época dos povos Omíadas, os Castelos das Cruzadas, inúmeras reservas naturais e tem o meu lugar favorito no mundo que é o Arch of Hadrian um deserto na Jordânia que eu considero um lugar mágico onde você consegue sentir e viver o silêncio de uma maneira impressionante. Fora todos os sítios religiosos que contam muito sobre a parte histórica e espiritual do país.


5) O que uma pessoa que está indo pela primeira vez não pode deixar de conhecer?

Minha recomendação é que quem está indo pela primeira vez não pode colocar a Jordânia no roteiro como “puxadinho” de outro destino para passar apenas 2 dias. Eu recomendo a pessoa que vai pela primeira vez fique pelo menos 6 noites para ter uma real dimensão da riqueza daquele país. Assim você consegue curtir um pouco de Amã, vai descendo pelos sítios arqueológicos até chegar em Petra, reservando pelo menos 2 noites para conhecer um pouco mais a fundo, pois Petra é muito mais do que mostram os principais roteiros turísticos. Dando sequência você não pode deixar de parar no deserto, não só para andar de 4x4, mas para sentir toda aquela grandeza, sentir um pouco da cultura e hospitalidade beduína. Daí você pode seguir Aqaba conhecer o Mar Vermelho e se tiver oportunidade faça um mergulho e encerrando o roteiro no Mar Morto tendo o privilégio de ver um pôr do sol deslumbrante.



6) Conte uma peculiaridade do local:

Uma peculiaridade é essa hospitalidade genuína. As pessoas te recepcionam de uma forma incrível, te servem um café, te apresentam a esposa, os filhos e as vezes na correria do dia a dia não vemos o quanto esse contato é importante. Então acredito que isso seja um carimbo bem marcante da Jordânia



7) Possui indicações de pratos da gastronomia local?

Minha indicação é que você perca peso antes de ir e se prepare para uma dieta assim que voltar (risos). Não teve uma vez em que fui pra Jordânia e não engordei. A comida é sensacional. Toda aquela parte da comida árabe e libanesa é incrível, tudo muito fresco, pães maravilhosos e muitas especiarias. Fora toda a cultura árabe de te receber bem, com muita fartura. Minha experiência gastronômica favorita por lá é um prato chamado Zarb, composto por carne de carneiro e legumes, que é cozido embaixo das areias do deserto com todo aquele calor e tem um sabor incrível.



8) Qual foi o seu passeio favorito?

Como eu falei, o meu lugar favorito no mundo é o Hadrian e eu já fiz alguns passeios incríveis por lá. Voei de balão, passeio de jeep, andar de camelo e escutar as histórias dos nativos. Uma outra atividade incrível que fiz na Jordânia foi a trilha de Little Petra até o Monastério, uma caminhada de 2 a 3 horas onde você vai pelos vales com um guia beduíno que vai te orientando, cantando, tocando flauta e sempre aquele sorriso maravilhoso no rosto que te deixa muito confortável com o passeio.



9) É um local receptivo?

A Jordânia é um lugar extremamente receptivo e hospitaleiro. Nós brasileiros nos consideramos um povo receptivo, mas depois que conheci a Jordânia vi que eles colocam a gente no bolso. A maior joia da Jordânia são os jordanianos, pessoas incríveis, atenciosas e muito queridas.


10) Por que alguém deve ir para lá?

Acho que já falei bastante o porquê alguém deve ir para lá. Aconselho todos a visitarem pois é uma experiência enriquecedora para você levar pra sua vida. Tudo que eu vivenciei neste país me fez uma pessoa melhor, por isso acredito que todos devam ir para entender a riqueza e quão inspirador é esse país.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page