Nelson de Oliveira trabalhou na South African Airways de 1990 a 2015, acumulando mais de 200 viagens para a África do Sul no período. A primeira visita foi antes da vida profissional citada, em 1989, pouco antes da libertação de Nelson Mandela após 27 anos preso em Robben Island, na Província do Cabo.
Segundo Oliveira, sua experiência mais marcante ao longo desse tempo foi acompanhar todas as mudanças e a grande transição. O fim do Apartheid, o processo de redemocratização e o posicionamento do país com uma das nações mais importantes do chamado “Sul Global”.
Com tanta bagagem, ele relatou para o blog da axis travel & business sua visão e as principais características da África do Sul. Veja agora!
1. O que te motiva em falar e representar esse destino? A África do Sul é realmente um país fascinante. Além das suas famosas belezas naturais, exuberância de sua fauna e flora, o país é conhecido como a “Nação do Arco-Íris”, um país de todas as cores, multiétnico e que, por conta disso, deixa traços marcantes em sua cultura e sociedade, o que torna esse lugar único e genuinamente atraente para se visitar.
2. Qual época do ano você indicaria para um viajante de primeira vez?
A África do Sul é um daqueles países em que se pode visitar em qualquer época do ano porque sempre as atrações serão impressionantes. Mas o verão é particularmente interessante para se aproveitar as belas praias de Cape Town e o inverno é o melhor período para os famosos safáris fotográficos porque chove pouco, há menos reservatórios naturais de água e a savana fica menos densa.
Desta forma, os animais tendem a se concentrar mais e a vegetação seca facilita a sua observação e contemplação. O Brasil e a África do Sul estão no Hemisfério Sul e, portanto, as estações ocorrem exatamente nos mesmos períodos.
3. Quais aspectos culturais, como gastronomia, hábitos e eventos, você teve a oportunidade de conhecer e experimentar?
A população sul-africana é formada por várias etnias de negros com línguas e costumes próprios. Os brancos possuem em sua maioria ascendência holandesa, inglesa e portuguesa, esta última em menor escala. Há ainda uma forte presença indiana e muçulmana na formação da população do país.
Essa pluralidade social garante uma enorme e exuberante riqueza cultural com reflexo direto na culinária, nos costumes, nos eventos festivos e no dia a dia da sociedade sul-africana. Visitar o país e constatar as características culturais de toda essa multietnicidade é, sem dúvida, uma experiência marcante e enriquecedora para todo visitante.
4. Quais pontos você apontaria para encorajar quem ainda não conhece o destino e para quem deseja reviver a experiência?
A África do Sul é um país com inúmeros atrativos turísticos. Com 9 Províncias, possui cidades cosmopolitas como Johannesburg, Durban e Cape Town, santuários de vida selvagem como o Kruger National Park e lugares pitorescos e paradisíacos como aqueles encontrados na famosa Rota Jardim, região costeira às margens do Oceano Índico que vai da cidade de Port Elizabeth até Cape Town.
5. É um lugar acolhedor?
A população sul-africana é extremamente acolhedora e qualquer turista internacional vai se encantar com a calorosa hospitalidade dos sul-africanos. Mesmo quando há barreiras de idioma, os locais sempre vão se esforçar para ajudar e auxiliar o visitante. Simpatia, amabilidade e cortesia são vieses culturais na África do Sul, o que é percebido no comércio, restaurantes e nos lugares turísticos.
6. Qual foi a sua melhor experiência no local? Sem dúvida alguma foi quando eu fiz o meu primeiro safári fotográfico. Estar na savana africana, no habitat natural dos animais mais fascinantes do planeta foi uma experiência única e absolutamente inesquecível. Importante mencionar também que a África do Sul é um dos países que mais investe na preservação da vida selvagem.
7. O que uma pessoa que está indo pela primeira vez não pode deixar de conhecer e fazer?
Há atrativos na África do Sul suficientes para preencher facilmente um roteiro de 1 mês viajando pelo país. Mas como a grande maioria dos viajantes não possui todo esse tempo para a viagem, roteiros de 2 semanas, 10 dias ou mesmo de 1 semana são muito comuns.
Em todos eles, entretanto, não podem ficar de fora a experiência de um safári na savana africana e a visita a Cape Town, primeira cidade fundada na África do Sul em 1652 e que seguramente será sempre uma das cidades mais lindas que alguém já visitou.
A África do Sul é um dos destinos turísticos mais surpreendentes do mundo. Por mais que falemos a respeito do país, que sejamos informados sobre as suas inúmeras e exuberantes atrações, que estudemos a sua história, a sua cultura e o seu povo, nada será mais impressionante do que quando se experiencia tudo isso numa visita a esse país tão especial. Um país que soube mudar o passado sem rancor, sem ressentimento, e que constrói o seu presente e o seu futuro com respeito e justiça social.
Comments