1) Nome, idade e quantos países conhece? Meu nome é Alfredo Andrade Mariane, trabalhei como guia de turismo por mais de 30 anos e também viajei por conta própria. Conheço aproximadamente 70 países, sendo que alguns eu já fui mais de 50 vezes, como é o caso da Índia.
2) O que te levou a ir para Índia?
O misticismo, a religiosidade e a diversidade. Eles possuem 16 idiomas oficiais e inúmeras etnias. É um continente dentro de um país e isso sempre me atraiu muito!
3) O que mais gostou do local?
Além dos tradicionais pontos turísticos: Taj Mahal, Nova Delhi, Bombaim, eu ressalto duas regiões um pouco difíceis de ir mas extremamente encantadoras. 1) Caxemira Indiana que durante anos teve problemas políticos, mas que atualmente tem estado bem aberto e se pode visitar e é muito bonito. Uma região onde o clima e a paisagem lembra muito a Europa em alguns lugares, com lagos, florestas e é muito bonito.
2) A outra é o Ladak, uma região que possui forte influência do Tibet. Uma religião mais budista! Com vários templos budistas, tem refugiados do Tibet, foi por onde o Dalai Lama chegou, então tem coisas muito interessantes e são regiões pouco exploradas. Todos os lugares na Índia são interessantes!
4) O que uma pessoa que está indo pela primeira vez não pode deixar de conhecer?
Logicamente os pontos principais! As pessoas ficam muito emocionadas quando conhecem o Taj Mahal, mas ele é um único monumento e existem muitos outros! Bombaim é uma cidade muito interessante, moderna! Aliás, a Índia se moderniza a passos muito largos. Um país que possui uma forte religiosidade, existem valores que são muito fortes na Índia as pessoas são muito honestas, calmas, plácidas e te passam uma energia muito boa. Eu digo que a Índia é uma viagem pra dentro de si mesmo. A gente se descobre depois que passa por lá!
5) Conte uma peculiaridade do local:
Uma particularidade é que é um país muito seguro, inclusive para viajantes que estão indo sozinhos. A Índia por incrível que pareça, é uma população imensa mas é um país muito seguro. Eu recomendo sempre que se vá com um grupo pois é uma país muito diverso mas o povo é muito receptivo, muito querido! Uma das coisas que eu acho fantástico lá são as cores! Tudo é muito colorido, desde as roupas, natureza, hábitos e é algo que encanta. É uma experiência única!
6) Possui indicações de pratos da gastronomia local?
Com relação a comida existe um preconceito muito grande. As pessoas pensam que é muito apimentada, uma comida que não vai agradar a todos. Muito pelo contrário, o cardápio indiano é vegetariano e existem muitas opções. O tempero é bem diferente, é o curry que é uma mistura de várias especiarias e eles usam muito. Uma das coisas que eu gosto na Índia é o Tanduri. São pratos de frango marinado e levam mil especiarias e são assados em fornos de bairros, as vezes até embaixo da terra. E tudo é balanceado, então se algo é muito apimentado vem um iogurte, alguma coisa. Os pães são fantásticos! E não esperem carne pois a vaca é sagrada e não é a tônica. A comida é muito condimentada mas existem opções para todos os paladares!
7) Qual foi o seu passeio favorito?
O meu passeio favorito na Índia é difícil de escolher! Andar no meio do povo é muito legal. Tem muitos mercados de rua, sinto uma saudade muito grande porque a gente não tem muitos lugares com isso. Você vai ver coisas que nunca viu na vida, frutas, legumes, hábitos... Os turistas são tratados com muito respeito.
8) É um local receptivo?
O povo não poderia ser mais receptivo do que é! É uma alegria. Quando se está lá parece que esquece dos seus problemas, claro que possui problemas como qualquer outro país, mas é uma alegria estar lá. Fico encantado com os indianos pois possuem valores que o mundo ocidental já perdeu. O valor do cuidado com o próximo, só lá mesmo.
9) Por que alguém deve ir para Índia?
Ah.. difícil dizer. Acho que é uma surpresa! É um país que as vezes a gente nem escolhe. Tem algo lá no fundo da nossa cabeça parece que tem algo que nos chama. É um experiência de vida! Não é um país que você escolhe no seu caderninho. É uma viagem dentro da gente mesmo. Eu não tive um único passageiro que voltasse infeliz da Índia! Voltaram encantados! Já tive passageiros que passaram a morar lá. Vá! A Índia é uma experiência em todos os sentidos. É como se a gente nascesse de novo! Conheço a Ásia de cabo a rabo, mas igual a Índia... Acho que é paixão! É extremamente divertida e rica! Sempre foi um dos meus roteiros preferidos! Se forem não deixem de ir ao Nepal que é um país do lado e que completamente a experiência, ou Butão que também é uma jóia! Façam um roteiro além do tradicional. É um país muito grande!
Comments